Base de Beringela
Muitas das calorias que consumimos numa pizza normal encontram-se na massa, que é essencialmente composta por farinha e gordura. Se comêssemos apenas uma fatia, acompanhada de uma boa salada, os estragos não seriam tão grandes, mas é difícil resistir e facilmente uma fatia se transforma em duas ou três, tornando esta refeição calórica e de difícil digestão. Sendo criativa na escolha dos ingredientes para a cobertura, pode continuar-se a desfrutar da nossa pizza preferida.
Mas atenção...
Ao fazer uma pequena pesquisa pela Internet, podemos rapidamente perceber que existe muita publicidade ao consumo da Beringela para ajuda no processo de emagrecimento (algumas a prometer resultados quase milagrosos) mas também existe informação a alertar para os perigos do consumo da Beringela crua:
"A berinjela crua contém quantidade significativa de solanina, uma substância que pode provocar graves distúrbios intestinais. Mas esse perigo desaparece rapidamente por meio do cozimento. Caso decida por assar a berinjela, ocorrerá a desidratação parcial do vegetal, o que não acrescentará calorias à sua dieta (...)"
Fontes:
Roquette, Á. (2014). As Receitas - A Dieta dos 31 Dias. Lisboa: A Esfera dos Livros.
Ferreira, A. (2013). Verdadeiro e Falso sobre a Beringela. Disponível em http://revistavivasaude.uol.com.br/nutricao/verdadeiro-e-falso-sobre-a-berinjela/423/. Acesso em 19.abr.2017.